terça-feira, 1 de novembro de 2011

DEPRESSÃO

A depressão tem alguns  factores de risco, como todas as doenças e se a pessoa não for devidamente acompanhada emocional e fisicamente, de se agravar a cada dia, devendo recorrer a todo tipo de ajuda possível, como centros de meditação, reiki yoga, e até mesmo a um centro espirita, onde terá todo o apoio e explicação para o que esta a acontecer consigo. É muito importante manter-se alerta  para estes factores de risco, pois em função deles podemos estar mais predispostos a sofrer de depressão. 
Alguns factores de risco:
Historial familiar, se for mulher esta mais susceptível de sofrer ou vir sofrer de depressão em alguma fase menos boa da sua vida, se sofreu de maus tratos físicos  psicológicos e  sexuaias durante a infância, se convive de perto com pessoas deprimidas, se tiver doença ou dor cronica, se perdeu algum ente querido seja por morte ou até mesmo por abandono, a viver uma fase de divorcio ou problemas financeiros, se tomar medicamentos, alguns medicamentos tem como efeitos secundários acelerar uma depressão, pode sentir-se descriminada, pode viver em estado negativo a pensar que é muito difícil  libertar a negatividade, por tal motivo não aceitar muito bem os desafios da vida. 
Tomando conhecimento destes factores que potenciam a depressão, torna-se mais facial fazer uma prevenção prematura, se detectar a depressão no inicio torna-se muito mais fácil combate-la de inicio, muitas vezes sem medicamentos e com a ajuda de processos de auto-ajuda. 
O stress pode ser considerado como um factor desencadeante de inicio de depressão, causando muita ansiedade, por isso seria conveniente não deixar adiantar a depressão logo nessa altura, pois o stress e ansiedade criam muita tensa e desequilíbrios internos no nosso organismo, aumentando o batimento cardíaco, dificuldades na digestão e principalmente alteração do sono, que trazem como consequência irritabilidade.
Ansiedade e depressão, muitas vezes derivam do stress, que se não for libertado a tempo e o deixarmos avançar, rapidamente surge os primeiros sintomas de depressão.
Temos como exemplo os ataques de pânico,muito aterrorizadores para quem os tem que enfrentar,  que muitas vezes são confundidos com ataques cardíacos, nestes casos deve tentar relaxar enfrentar estes sintomas sem medo, dada que o stress normalmente esta associado ao medo, estando na maior parte das vezes estes ataques associados á ansiedade e depressão.
Normalmente sofre-se de ataque de pânico,  quando se está muito assustado, e com sentimentos de impotência perante algum facto existente na nossa vida. os sintomas associados são:
Aumento da frequência cardíaca, respiração rápida, dor no peito, náuseas, dores de cabeça, sensação de frio "tremores" , podem surgir ainda sintomas emocionais e mentais, tais como: perda de identidade, falta de noção da realidade.
 Por trás da depressão, existem várias crenças negativas e muitos.sentimentos misturados como: culpa, mágoa, raiva, rejeição e etc. Existem muitas lembranças do passado, carregados de emoções negativas, eu costumo dizer que a depressão e lixo carregado por nós do passado.Se fizermos uma limpeza mental, conseguiremos eliminar a depressão. Dado que já não podemos voltar ao passado, porque carregar com ele? 
Podemos interpretar o stress com as seguintes fases: 
Fase de alarme, o organismo entra em estado de alerta, fase da resistência, ou stress continuo,  persistindo o desgaste necessário para manutenção do estado de alerta, fase de exaustão ou esgotamento, perda de imunidade por parte do nosso organismo, ficando o canal aberto para o aparecimento de muitas doenças. Na fase aguda o organismo torna-se incapaz de reagir a estímulos, tendo reacções que o afastam da realidade. Por isso chegou a hora de aprender a lidar com o stress, tendo em conta este factores, pode controlar melhor o stress e a ansiedade e por consequência a depressão, controlando-os a eles antes que eles o consigam controlar a si. 
Podemos esquematizar a depressão da seguinte forma:
Crença negativas tais como, não tem cura, mal cronico, herdei de algum familiar, orgânico ou genético.
Sentimentos negativos como,a raiva, magoas culpa, frustrações trauma e tristeza, relacionadas com acontecimentos do passado.
Ou também podemos a estar a tirar proveito desta situação, tais como: atenção dos familiares, desculpa para não trabalhar, estudar ou mesmo manter relacionamentos, fugir de responsabilidades ou em alguns casos ser triste para mostra solidariedade com alguém que nos é próximo.
Mas tudo isto tem solução, todo o problema tem resolução, é só analisar o que está por traz , desde os sentimentos e crenças negativas, que sustentam o seu estado, ou seja analisar os problemas menores, para resolver o problema maior, isto vai exigir um trabalho de investigação, principalmente na área do auto-conhecimento, e recorrer a um terapeuta, que pode ajudar a libertar todos estes fardos pesados.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário