terça-feira, 15 de novembro de 2011

Q.I.OU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Nos dias actuais deparamos com uma nova forma de requisitos fundamentais, para qualquer profissional, principalmente para jovens a procura do primeiro emprego, se no passado só era avaliado o Q:I:"Quociente de Inteligência", factor primordial para obtenção de emprego, quanto mais alto fosse o QI, mais hipóteses tinha de ter lugar garantido no mercado de trabalho, apenas eram avaliados os conhecimentos técnicos e inteligência, requisitos fundamentais.Actualmente o mercado de trabalho esta tornar-se cada vez mais competitivo e cada vez mais é exigido novas competências, principalmente de caracter emocional, deixamos de ter como factor principal o QI para ter um passaporte valido para sucesso, hoje em dia a esmagadora maioria das empresas estão também a avaliar o QE "Quociente Emocional", ter um QE alto, passou a ser a chave para o sucesso. Conquistando o sucesso aquele que reúne múltiplas funções, principalmente equilíbrio emocional,  passando a ser competência também o equilíbrio tanto profissional como pessoal, valorizando o auto-conhecimento emocional, ser capaz de lidar com as suas próprias emoções e controla-las,  desde medos, stress, auto-estima,  mas também saber gerir as emoções dos outro,outro factor é a auto-motivação,direccionando as emoções para objectivos com determinação, controlar as emoções e adequa-las a cada situação, privilegiando os relacionamentos inter-pessoais. 
Embora o QI e QE, são capacidades diferentes mas não opostas, o fundamental é saber interliga-las, ou seja usar as emoções para facilitar a razão e a razão para gerir as emoções de um uma forma funcional.
Por isso ao longo da vida podemos aperfeiçoar o nosso QE, se bem que o fundamental seria o seu desenvolvimento desde a infância, ainda no meio  familiar, mas como o QE, não é uma característica genética, pode ser aperfeiçoado durante toda a vida, equilibrando a balança emocional.
Resumindo o factor principal para o sucesso, esta em conciliar o equilíbrio emocional com o profissional, ou seja quem esta de bem com o seu lado pessoal, facilmente também encontrará o equilíbrio no meio profissional. Muitas pessoas não sabem a importância do equilíbrio emocional, e muito menos como conquista-lo, basta estar atento as suas emoções e saber geri-las confortavelmente. Por tal motivo lembre-se o importante é a maturidade que demonstrar para enfrentar os obstáculos ou momentos difíceis, que o façam perder o equilíbrio. 
Um dos melhores livros que li sobre QE, tem por titulo Educação Emocional, de CLAUDE STEINFER e PAUL PERRY:, quem tiver oportunidade de ler, ira adquirir muitos conhecimentos valiosos sobre este tema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário