quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SENTIMENTOS DE RAIVA


A raiva é sem duvida uma das emoções mais frequente na sociedade moderna. por vezes esta muito bem escondida dentro de nós, outras vezes expressa-se  de forma violentamente, ela  incomoda-nos  provocando-nos culpa. Afinal, muitas vezes a raiva preenche de tal forma a vida da humanidade, que é praticamente impossivel, viver perto de pessoas carregadas com tal sentimento. Muitas são as reacções associadas a este sentimento, tais como fúria, que podem chegar ao ponto de acabar relacionamentos, provocar acidentes, no final resta a vergonha, sensação de arrependimento e principalmente o sentimento de vazio.Muitos escondem-na por de traz de um sorriso, devorando comida, a amassar objectos, outros a praticar desportos, em ultimo caso tornam-se pessoas amargas fechadas e irónicas. Bastando muitas vezes um simples motivo, para que a mesma seja despejada, muitas vezes em pessoas que nada tem a ver com o motivo que deu origem a este sentimento.O factor desencadeante deste tipo de sentimento, é a impotência da nossa parte de controlar situações, que muitas vezes nos pareciam controladas quer em relação a alguém, ou mesmo sobre noz mesmos.
Da próxima vez que sentir raiva, faça esta pergunta a si mesmo, o quê ou quem estou a querer controlar? aceite que não cabe a si dominar a situação ou quem quer que seja. Tente relaxar para encontrar outras formas de resolver o que quer que seja que precisa resolver. 
A primeira coisa a fazer, não negue a raiva, aceite-a. Na maior parte das vezes a raiva e gerada por coisas sem grande importância, pense se valerá a pena estragar um determinado momento ou mesmo o dia, por um mal entendido. Tente canalizar a raiva para algo positivo e produtivo, como por exemplo a pratica de um  desporto. Nunca deve culpabilizar o próximo pelo estado dos seus sentimentos, nunca esqueça os sentimentos de raiva começaram em si e é em si que devem terminar, o mundo a sua volta serve apenas para encontrar uma desculpa.Para seu próprio bem, não esconda a raiva, mas liberte-a.




Nenhum comentário:

Postar um comentário