domingo, 23 de outubro de 2011

ANSIEDADE


 Na verdade em maior ou menor grau, todos sentimos o que chamamos de “ansiedade”  grande parte do tempo. Os momentos verdadeiros de relaxamento e paz interior  são muito poucos. A enorme dificuldade em viver no presente é um dos maiores contributos da ansiedade. Ou seja queremos sempre estar a onde não estamos.A pressa é uma das formas do não conseguir viver no presente. Desenvolvemos o hábito de viver apressados. E o que é a pressa? É a vontade de estar num outro lugar, quando ainda estamos aqui e agora. 
Mal acorda, ainda não se espreguiçou e a cabeça já o leva numa viagem infindável, que tem que ir escovar os dentes e tomar banho. Quando está no banho, apenas o corpo está no banho, pois a cabeça está no momento seguinte. a pensar que tem que comer rápido, e que tem chegar ao trabalho a horas. O banho que deveria ser uma actividade relaxante, mas é realizado de forma rápida e mecânica para que você possa estar no momento seguinte.
Quando entra no carro, ou no autocarro seu corpo está lá, mas você já a pensar na chegada ao trabalho mas ainda não chegou. Então o coração acelera, o corpo fica inquieto. Você começa a  passar no semáforo, não passou por pouco, por que o condutor da frente andou devagar. Ai surge raiva e aumenta a impaciência. O para arranca vira o inimigo que o impede de chegar no momento seguinte.  Mas quando você chega no momento seguinte não há paz, você já quer que chegue o próximo.
Quando chega ao  trabalho, vê o botão do elevador carrega duas ou três vezes, com força, como se se esse gesto fizesse  o elevador andar mais rápido. está ali á espera mas já queria estar dentro dele. E quando esta dentro do elevador, fica inquieto, porque já quer sair dele. 

Abre o computador para responder o primeiro email, mas já esta a pensar que tem mais outros tantos para responder. E depois vai surgindo no pensamento o que tem que fazer, depois dos e mails. E mais tarde surge o pensamento de  que acabe o dia para voltar para casa. Na  ida para casa  volta o trânsito, o semáforo. e volta a ficar ansiosa e apressada, por que  não quer estar ali. Quando finalmente em casa novamente e pensa que vai relaxar um pouco, tem que fazer o jantar, acabar algum trabalho pendente, arrumar a casa, dar atenção aos filhos, quando da conta, esta um novo dia a começar, regressando tudo de novo.
Observe então este mecanismo, a mente quere estar sempre no momento seguinte, gerando  ansiedade, inquietação interior, aceleração do ritimo cardíaco, causando-nos um sofrimento. que altera  a fisiologia. O corpo produz essa aceleração e a química do cérebro  é afectada. 


Mas será possível agir de forma diferente tendo mil e uma  atividades pra fazer? Sim, claro. A mente está viciada em sair do presente  e ir para o futuro, isso acontece de forma automática, inconsciente. Por acaso  já deu consigo a andar rápido num domingo ou em dias de folga,  ou quando não  tem qualquer compromisso? não nos apercebemos, e parece ser normal, afinal de contas, toda gente  é assim... A maioria é assim, é verdade. Mas existem pessoas mais presentes, mais calmas, mesmo diante de uma quantidade de tarefas  para fazer.Tomar consciência desse acto mecânico, e como apanhar um atalho para começar a viver melhor, ou seja controlar a mente, e não ser ela a controlar os nossos pensamentos. isto reduz drasticamente os níveis de ansiedade. É como ligar o piloto automático mas a nosso favor. 
Com calma e tranquilidade faça o seguinte exercício: 
Sempre que notar que a mente quer avançar no tempo e se aperceber disso, vire a sua atenção para a actividade actual, sempre que estiver preso no transito e tenso, relaxe os músculos, respire fundo, e volte a sua atenção para o momento presente, imagine o transito a andar e todos os semáforos ficam verdes, imagine também um local para estacionar, comigo tem dado muito bom resultado.A mente fugirá centenas de vezes para o futuro, mas cada vez que se aperceba, volte ao presente, com o passar do tempo a mente vai engrenando nesse novo padrão. é como voltasse a viver no presente, fazendo menos visitas ao futuro, diminuindo assim em muito a ansiedade, passamos a ficar muito mais  eficientes, pois estamos muito mais atentos a cada tarefa presente.


Por norma saiamos do presente, quando começamos a pensar em problemas que temos para resolver, ficamos preocupados  inutilmente, acarretando-nos muito sofrimento, sendo mais grave quando vamos dormir, ou muitas vezes a meio da noite, quando deveríamos estar a descansar.Outro aspecto também a referir é quando temos uma discussão, e ficamos muito tempo a remoer esse acontecimento, ai entramos no passado, e lá estamos noz a relembrar o que aconteceu, surgem pensamentos e comentários, de que como fomos injustiça-dos, do que deveríamos ter dito, sem comentários, é inútil pensar dessa forma, embora seja um pensamento comum a toda a humanidade, devemos reconhecer esse mecanismo como uma doença, que apenas nos desgasta, sem qualquer utilidade, pois o passado já não pode ser mudado.Mas felizmente isso tem cura, é só voltar ao momento presente.  
Por isso  esta na hora de limpar a mente, disciplinando a, para trabalhar a nosso favor, limpando profundamente os nossos sentimentos e pensamentos, para ficarmos mais tranquilos e lidar melhor com todas as situações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário